Curta no Facebook

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Problemas de visão podem levar os idosos à depressão

Mais de 74.9% das pessoas na melhor idade acabam por se isolar quando se deparam com os problemas.

http://publico.soblec.com.br/pub/visao_idoso.jpgPara quem acredita que os problemas de visão só começam na terceira idade, engana-se. É comum, com o passar do tempo, ocorrer a diminuição da visão ou da acuidade visual. E esse processo se dá de forma discreta antes mesmo da melhor idade chegar. Mais de 74.9% das pessoas na melhor idade acabam por se isolar e, até mesmo, entrarem em quadros de depressão quando se deparam com problemas para enxergar.

Isso acontece quando o idoso começa a apresentar dificuldades para realizar suas atividades de rotina. Já está claro, em todas as áreas de saúde, que o fator fundamental para a qualidade de vida na terceira idade é a preservação da segurança, autonomia e liberdade da pessoa idosa, que a cada dia busca formas de levar uma vida independente.


Porém, a partir dos 40 anos de idade já é comum encontrar pessoas que sintam dificuldade em ler algo de longe, sendo obrigadas a focalizar objetos próximos. Essa doença é conhecida como presbiopia, atinge 100% das pessoas e é facilmente corrigida com o uso de lentes. Muitas pessoas com a dificuldade buscam um oftalmologista, corrigem o problema e não o visitam mais; e após algum tempo, a dificuldade visual pode se acentuar. Já próximos à terceira idade, quando buscam o especialista, os problemas de visão se multiplicaram e muitas vezes já chegam com sérios danos, o principal deles, a catarata.


A catarata é conhecida co-mo uma opacificação do cristalino, que provoca acentuada diminuição visual. Pa-ra o oftalmologista Eduardo Cruz, um dos principais problemas visuais que acometem o idoso é a catarata. "A catarata é uma das principais causas de cegueira reversível do mundo. É importante frisar que atualmente a catarata tem um excelente tratamento cirúrgico, com ótimos resultados visuais e extrema segurança no procedimento. Também é importante falar do glaucoma, uma neuropatia óptica causada comumente devido o aumento da pressão intraocular e caso não seja devidamente tratada e diagnosticada leva à cegueira irreversível", enfatiza o especialista.


Eduardo Cruz acredita que o principal procedimento a ser realizado para manutenção da boa visão nos pacientes da melhor idade é a consulta oftalmológica de rotina, onde serão avaliados a acuidade visual e sua melhor correção possível (óculos para perto e longe) e o exame das estruturas oculares, através da biomicroscopia (avalia a córnea, cristalino e câmara anterior), tonometria (pressão intra ocular) e fundo de olho (vitreo e retina). Vale destacar que os pacientes com doenças sistêmicas, como hipertensão e, especialmente diabetes, devem ter uma atenção redobrada com a saúde global e da visão.

Fonte: 180 Graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

WLF Deutsch

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sua localização